sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O Ballet Bolshoi que me desculpe mas...

Essa semana foi muito corrida, foi a segunda de aula, onde a rotina começou mesmo. Foi mega cansativo, muita coisa pra fazer, mas tbm tive meu momento de lazer e cultura na segunda e na sexta, indo no teatro ver dois espetaculos de dança.
As duas apresentaçoes foram no anfiteatro da Cité Internationale. Um lugar maravilhoso, acho que é o maior teatro que eu ja fui, muito grande, moderno e com uma arquitetura incrivel.

Na segunda fui ver o Ballet Preljocaj e o Ballet Bolshoi, uma parceria entre França e Russia. Nao preciso nem falar muito né, todos ja devem imaginar o altissimo nível da apresentaçao. Confesso q foi como eu imaginava, um espetaculo de dança contemporanea bem interessante, com muita expressao corporal, movimentos mega sincronizados, tudo muito bonito! A inspiração para a criaçao do autor foi o livro de Apocalipse, dava até pra achar alguma coisa a respeito no meio da dança heheh
Foi mto bom, todos aplaudiram mto no final, ficamos um tempao aplau
dindo, os dançarinos iam e voltavam, depois subia mais gente no pauco, aplaudiamos, aplaudiamos, aplaudiamos. Mas foi bom, eles mereceram.
Teve tbm a segunda apresentação, do grupo Balé de Rua, de Minas Gerais. Confesso que estava bastante ansioso, acho que o fato de ser um grupo brasileiro estava me deixando assim.
Fui para o teatro, dessa vez estava com um lugar mais p
roximo ao palco, aos poucos foi enchendo, estava praticamente todo lotado. As curtinas se abriram e começam a cantar Aquarela do Brasil, meu coração bateu mais forte, falavam portugues, era o Brasil, meu pais, bateu uma saudade de tudo, uma emoção, lagrimas escorrerram dos meus olhos.
A apresentação era boa demais, eram 15 dançarinos percussionistas
e uma cantora, teve mto samba, capoeira, dança de rua e mtos outros ritmos misturados, uma apresentação e tanto.
Eles interagiram muito com a plateia, no começo foi ate dificil, o povo demorava pra bater palmas no ritmo, ficavam serios, sem mtas expressoes.

Mas, o tempo foi passando, a alegria brasileira foi contagiando as centenas de pessoas q ali estavam, comecei a ouvir gritos, risos, as palmas vinham naturalmente, alguns tentavam cantar, se mexiam na cadeira. Enfim, aos poucos o teatro foi ficando um pouco verde e amarelo.
O nivel tecnico dos dançarinos era altissimo, faziam acrobacias e passos de extrema tecnica e qualidade, eram realmente bons. Cada momento da apresentaçao foi bem colocado, o cenario e as luzes estavam sensacionais, muitas surpresas no decorrer do
espetaculo, boas surpresas.
Por fim um ultimo numero e as luzes se apagam. Ac
abou. Começam entao aplausos, gritos, assobios e todo tipo de barulho que conseguiamos fazer, todos de pé, aplaudiam sem parar os dançarinos que, com um grande sorriso, contemplavam aquela grande plateia. De repente eles começam a sambar de novo, saem do palco e vao para o meio das pessoas, tiram alguns das cadeiras e vao la pra frente, nessa parte os franceses vao ao delirio. Se mexem como podem, tentam sambar e acompanhar os dançarinos, o teatro que ja estava verde e amarelo nesse momento ficou ainda mais, eu olhava para as pessoas, todos sorrindo e contentes. Entao acabou (novamente). Todos começaram a aplaudir muito (novamente), aplaudimos juntos, fazendo um ritmo, e tbm batemos os pés, demonstrando que queriamos mais, queriamos ver mais. O grupo entendeu e logo fez mais uma dança muito boa. Pronto agora acabou (serio mesmo?). A cortina se fechou. Todos aplaudiamos muito forte, sem parar, tudo apagado, a cortina se abre. Todos ficam contentes, os bailarinos se aproximam e começam a cantar um pedacinho da musica q falava "le le lele", o teatro os acompanha como pode, entusiasmado, sem parar. Mais uma dança, dessa vez a dança final, a ultima valsa, o ultimo dos moicanos. As cortinas se fecham, espero uns segundos pra ver se tem mais, aí as luzes se acendem. É, acabou mesmo.
Todos se preparam para sair, com um sorriso no rosto, contentes e satisfeitos. Eu tbm super contente, e com mais saudades do Brasil ainda.
Sei q sou brasileiro e por isso suspeito pra falar, mas o
s franceses que me desculpem, mas só os brasileiros conseguem ter esse carisma. O Ballet Bolshoi que me desculpe, mas só os Brasileiros foram aplaudidos de pé. E o velhinho que estava do meu lado (que parecia uma mumia) que me desculpe, mas tive que gritar umas palavras em portugues pra mostrar que sou brasileiro!

5 comentários:

  1. hahahha ballet na veia do gabs ! =) injeção cultural europeia em ti santista?...kkk saudades
    Ana Júlia!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Gabriel,ainda estou enchugando as lagrimas enquanto escrevo... Meu nome e Sandra Mara,sou bailarina da Cia. Bale de Rua (unica mulher).Acabo de reviver todos os momentos daquela noite especial,mas agora com um olhar diferente,de espectadora! Fico muito feliz que tenha gostado tanto e agradecida pela presenca.Pra nos foi um orgulho muito grande voltar a Lyon,pois foi aqui onde nossa carreira internacional comecou...
    Espero que vc tbm tenha sambado rsrsrs
    Espero em breve voltar e quem sabe poder repetir todos esses momentos de grande emocao.
    Um grande abraco em nome de toda Cia.

    ResponderExcluir
  3. Primo, queria tá lá contigo. Que delicia... E olha que chique, te acharam aqui ... Uma das artistas escreveu aqui... q bacana!!

    ResponderExcluir
  4. Estou adorando tudo que vc escreve, tanta cultura, aproveite tudo que a vida esta lhe oferecendo,tenho cer teza do sue sucesso.beijosss saudadesssss

    ResponderExcluir