quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Revolução Francesa?

Acho que todos no Brasil já viram alguma coisa sobre as manifestaçoes, a greve e tudo mais aqui na França. Acompanhei um pouco dos jornais brasileiros e eles nao param de falar disso. Vou tentar explicar um pouco do que estou vendo e sabendo dos ultimos acontecimentosEm linhas gerais, governo quer aprovar uma lei aumentando em dois anos a idade para se aposentar, a população não gostou e saiu as ruas para protestar. Os sindicatos se uniram e a greve é geral, em praticamente toda a França. Falando com alguns franceses percebi que greves aqui sao "normais", é comum esse tipo de manifestaçao na volta das atividades anuais, é um direito que eles tem e não abrem mao.
Que fique claro que, na minha opiniao, as greves aqui sao bem organizadas, as paralizações no transporte publico sao avisadas com antecedencia, nunca para tudo e tem dia marcado pra acontecer. A mesma coisa para escolas, universidades, etc.
As manifestaçoes, as verdadeiras manifestaçoes de greve tbm são na minha opiniao bem tranquilas, é um desfile com bandeiras, faixas e tudo mais, pacificamente demonstrando a reprova à lei.



O problema está no momento em que outras pessoas, que nao fazem parte da manifestação aparecem, e vem com um unico objetivo: quebrar tudo!





Esses dois videos sao recentes, mostram os acontecimentos dessa semana aqui na cidade. Acho que por eles da pra ter uma ideia disso que falei, nao é a manifestaçao da greve, mas sim outros que se aproveitam do momento, os chamados "casseurs". Muitas vitrines foram quebradas e lojas saqueadas, confrontos com a policia, carros queimados, enfim, o caos!
Eu graças a Deus não vi nada disso de perto, aqui onde moro esta tudo muito tranquilo e calmo, continuo com a minha vida normalmente, ou melhor, nem tanto né.
Como o governo não recuou, a manifestação ficou mais forte, refinarias de petroleo estão paradas, ja falta combustivel nos postos (eu mesmo ja fui em um posto abastecer e nao tinha combustivel), a minha faculdade está fechada, o transporte publico funciona praticamente pela metade, o governo diz que nao vai recuar, os manifestantes dizem o mesmo, só me resta esperar pra ver o q vai acontecer.
Quero antes de terminar dizer que, por mais que nao pareça, está tudo bem. Na minha opiniao nao há motivo para panico, esses acontecimentos foram isolados, em lugares especificos, volto a dizer, eu mesmo nao vi nada. Fico muito triste que tudo isso esteja acontecendo, mas acho que temos coisas piores no Brasil e sobrevivemos, aqui nao vai ser diferente.

3 comentários:

  1. oi... [só pra dizer que passei por aqui e li seu post]

    ResponderExcluir
  2. OPaaaa c cuida aih brother... logo q vi na TV lembrei de vc. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. oiiiiiiiii continuo passando por aqui pra saber de vc!!!!!!beijossss

    ResponderExcluir