sábado, 2 de outubro de 2010

É tudo culpa da Torre de Babel

Ja começo avisando aos mau informados que nao é da novela global "Torre de Babel" que eu estou falando.

Mas sim do que diz na Biblia, em Genesis 11:1 a 9, quando a ganancia dos homens os levou a construir uma torre para chegar ao Céu. Por fim, foram por Deus confundidas as linguas, passando cada um a falar de um jeito diferente, e foram espalhados pela terra.
O motivo de eu estar escrevendo isso aqui é que as vezes me sinto como na torre de Babel. Foram muitas as vezes que peguei o trem ou o metro e as pessoas ao meu lado falavam uma lingua que eu nao entendia, algumas eu tinha uma noçao do que era (ou devia ser) como o japones, o chines, espanhol, italiano. Mas outras eram tao estranhas e enroladas que era impossivel entender. Outro dia estava almoçando na faculdade e 3 estudantes sentaram na mesa, conversavam, riam, falavam muito, mas eu nao tinha a menor ideia do que se passava, mas imagino que estavam contentes.
Mas a parte mais complicada de tudo isso é sem duvida a faculdade. Começo a semana com aulas de cinema e artes em frances (natural para quem está na França). Na terça tenho o meu curso de árabe, que se passa em frances, mas vamos aos poucos aprendendo alguma coisa. Na quarta tenho aula de informatica e de metodologia, que sao tbm em frances. Na quinta e na sexta tenho aulas da graduação em lingua inglesa, sao aulas de historia dos EUA e Inglaterra, literatura e gramatica. No entanto, as aulas sao todas em ingles. Todo o conteudo, tudo o que é falado ou ensinado é em ingles, são raras as vezes que o professor traduz algo para o frances (o que no meu caso nao ajuda tanto).
Em resumo, meu cérebro ta uma bagunça. Meu caderno também, metade em frances, metade em ingles e um pedacinho em árabe. Ta tudo meio misturado, mas espero que daqui alguns meses eu ja esteja com meu frances e meu ingles disciplinados, meu árabe evoluido e meu portugues sempre fluente.

2 comentários:

  1. O lado positivo dessa torre é que daqui um tempo, bem curto, você estará poliglota, com uma puta cultura e ainda por cima, utilizando mais seu cérebro... Relaxa, não se assuste não... É uma fase de adaptação à sua rotina extraordinária... Estudar no exterior sempre é assim. Beijos mil, de quem te ama muito e torce por ti TODOS OS DIAS. Saudades!!

    ResponderExcluir
  2. Poxa Gabriel.
    Que aprendizado!!
    Muito bom ler esses seus "diários virtuais" e ver o quanto Deus está te abençoando!
    Abraços

    Cris

    ResponderExcluir